segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O ENEM e a MPB

Neste último fim de semana realizei o Exame Nacional do Ensino Médio, vulgo ENEM, em que milhares de jovens vão perder seu final de semana para realizar esta prova com inúmeras questões dos mais diversos assuntos.
Neste ano, em meio a questões de vaso sanitário, vaga-lumes fêmeas e café demoníaco, houve três questões, presentes na prova de Português que me chamaram a atenção. Duas envolviam Noel Rosa e uma terceira envolvia Rolando Boldrin.
Mais como uma forma de curiosidade, abaixo estão as três questões e alguns comentários meus sobre.

ONDE ESTÁ A HONESTIDADE?



A questão acima trata da música "Onde está a honestidade?", de Noel Rosa. Ela retrata a falta de honestidade, de forma irônica, de algumas pessoas do Brasil. Esta canção ficou conhecida, principalmente, na voz da sambista Beth Carvalho.




NÃO TEM TRADUÇÃO





A música acima, também de autoria de Noel Rosa, é "Não Tem Tradução". Ela ficou comumente conhecida na voz de Caetano Veloso e João Nogueira. Nela, Noel mostra sua indignação perante às palavras estrangeiras que estavam sendo usadas nas músicas brasileiras.




'CAUSOS' DE ROLANDO


Essa questão mostra um dos inúmeros 'causos' de Rolando Boldrin. Este foi um dos publicados na revista Almanaque Brasil, em que Rolando sempre publicava um de seus casos ao final da edição. Abaixo um vídeo com um de seus 'causos' com Almir Sater no programa Sr. Brasil.


Um comentário:

  1. muito bom.Estou trabalhando estes temas com meus alunos no cursinho pré-vestibular.

    ResponderExcluir